top of page
  • ruidiasamaro

Hummus com vegetais em palitos

Uma das grandes dificuldades para quem está a tentar gerir o seu peso são os eventos sociais como aniversários, festas e jantares com amigos e/ou familia. Neste contexto, uma questão que me pôem de forma recorrente em consulta é: o que faço para entrada?


Como bons portugueses que somos a primeira resposta que nos vem à cabeça imediatamente é pão com manteiga, queijos e enchidos, uma simples «entradinha» que é uma autêntica bomba calórica. Ora se depois juntarmos vinho/cerveja, o prato principal e ainda uma sobremesa (que não pode faltar não é?) podemos facilmente estar a deitar por terra todo o esforço feito durante uma semana de trabalho.


Uma das minhas maneiras favoritas de dar a volta a esta situação é fazer Hummus, uma receita originária do Médio Oriente que não é mais que uma pasta de grão cozido com Tahini, sumo de limão, alho e cominhos. É uma entrada de baixo custo, fácil e rápida de fazer, e ainda por cima tem um baixo valor energético,


Para aumentar ainda mais o teor de fibra, o Hummus pode ser comido com vegetais em palitos, como cenoura, pepino e aipo, para dar um toque crocante e fresco, ou tostas finas integrais. É uma excelente maneira para controlar o apetite e entrar na refeição principal com a fome mais controlada.


Existem várias versões desta entrada, mas as minhas preferidas são a receita original e a versão de beterraba. Ficam as receitas!



Hummus Original:

Num robot de cozinha juntar 1 lata de grão cozido escorrido, 1 dente de alho (pode ser mais, depende do gosto), sumo de um limão (também pode ser a gosto também), 1 colher de sopa de pasta Tahini, uma colher de sopa de azeite, sal e cominhos em pó a gosto (à volta de 1 colher de sobremesa).

Triturar tudo bem por alguns minutos, e se necessário adicionar água gelada à medida que vai triturando, para dar aquela textura cremosa clássica.

Servir numa taça, salpicada de cominhos e um fio de azeite.


Hummus de Beteraba:

Esta receita é extamente igual à versão anterior, mas adiciona-se beterraba cozida a gosto (ir vendo de acordo com a cor desejada). Aqui em casa damos um toque especial e pomos um pouco de molho Tabasco (versão Smoked Chipotle), mas é algo que fica ao critério de cada um :)

Servir numa taça com uma colher de sementes de sésamo.


Experimentem esta receita que não se vão arrepender, mas fica a dica: os vossos convidados menos aventureiros em termos de sabores poderão não apreciar tanto esta entrada, por isso não deixem de oferecer também algum pão e queijo :)


Se gostaram desta receita cliquem nos botões em baixo e partilhem! Obrigado!


25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page